Festival Literário de Itapecerica da Serra reúne grandes nomes da cultura no Parque do Povo
De 3 a 7 de setembro, o Parque do Povo se transformou em um grande palco cultural com a realização do Festival Literário de Itapecerica da Serra, um dos maiores eventos do gênero na região. Com entrada gratuita, o festival atraiu milhares de pessoas em uma programação diversa, que reuniu oficinas, saraus, espetáculos, música e, claro, muita literatura.
Logo nos primeiros dias, o público participou de atividades como o Grafismo Indígena com o grupo Arapoty, oficinas de artes plásticas com Marina, contação de histórias com Cássia Domingues, cantigas de roda com Nalva e apresentações de Orikerê, que encantaram com o teatro de Mamulengo e o teatro Lambe-Lambe. A Cia Minuê também conquistou o público infantil e familiar com os espetáculos Verso de Brincar e Itapecerica tem História.
Literatura e reflexão
Nos debates literários, o festival trouxe nomes de peso como Sérgio Vaz, Wesley Barbosa, Thalia Abdon, Binho, King Abraba, James Poeta, Tukumbó e Sawara S. S., promovendo diálogos sobre literatura periférica, identidade cultural, ilustração, poesia e resistência social. O espaço ampliou o alcance do festival para além da literatura tradicional, estimulando a reflexão e o protagonismo da palavra.
Música que emocionou
A programação musical foi outro ponto alto do festival. O palco recebeu Thalia Abdon (com pocket show “Cantos & Contos”), DJ Max, Nubia Oliveira, Banda Soul o Samba e a aguardada apresentação da cantora Kell Smith, no sábado (6), que emocionou uma multidão reunida no Parque do Povo.
O encerramento, no domingo, celebrou a diversidade musical com Alexandre Oliveira & Júlia Ferreira, a Corporação Musical Imaculada Conceição, a Orquestra da EMAC, Nando Souza Quinteto de Choro, Teteu Drum Band e a Banda Carambolá Big Band, que fechou a noite em grande estilo ao lado do renomado saxofonista Proveta.
Ainda pela manhã, aconteceu a sessão de autógrafos dos alunos da rede municipal e estadual, vencedores do concurso de poesia que deu origem ao livro Da Sala pra Livro — a primeira coletânea de poemas de estudantes de Itapecerica da Serra. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Cultura, valorizou a produção literária local e destacou o protagonismo juvenil.
Cultura para todos
“De oficinas a grandes shows, o Festival Literário de Itapecerica da Serra promoveu encontros entre gerações, valorizou a produção cultural local e abriu espaço para nomes consagrados, tornando-se um marco no calendário cultural da cidade”, destacou a secretária de Cultura, Soraia Leal.
O evento contou com a presença do prefeito Dr. Ramon Corsini, do vice-prefeito Allan Dias, dos vereadores Cícero Melo (presidente da Câmara), Giba, Dunga e Alex Napoleão, além dos secretários municipais Irani Roschel (Educação), Dr. Fernando Andrade (Obras), Adalberto Dias (Trânsito e Transporte) e demais autoridades locais.
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra